O frizz é um problema presente de todos os tipos de cabelo. Mas aquele arrepiado no topo da cabeça pode ser um novo fio crescendo ou um fio que se quebrou e ainda está curto.
Os motivos que levam ao surgimento do frizz podem ser diversos, mas a principal causa são os hábitos adotados no dia a dia.
Se você não aguenta mais a presença do frizz e quer saber como evitar, fique atento nestes 7 hábitos diários que causam o aumento do frizz no seu cabelo.
-
Usar a toalha de maneira errada
Torcer o cabelo ou até mesmo esfregá-lo na toalha pode causar a quebra dos fios e isso aumenta ainda mais a presença do frizz. O correto é pressionar o cabelo contra a toalha para retirar a umidade, sem esfregar.
-
Lavar o cabelo com água quente
A água quente é uma das maiores vilãs dos cabelos. Ela causa ressecamento e deixa os fios mais embaraçados, além de aumentar a oleosidade na raiz. Fios ressecados ficam mais quebradiços, o que aumenta o frizz.
O correto é sempre dar preferência a água fria ou morna. Nos casos de dias muito frios, a dica é lavar o cabelo fora do banho e depois poder tomar aquele banho quentinho sem preocupações.
-
Usar o secador de forma errada
É importante retirar o excesso de água com a toalha e aplicar um protetor térmico antes de utilizar o secador de cabelo.
-
Expor o cabelo às condições climáticas
O tempo chuvoso e úmido são ideais para o surgimento dos fios arrepiados. Porém, expor o cabelo ao sol também vai causar o surgimento do frizz, já que as altas temperaturas tendem a ressecar o cabelo, provocando a quebra dos fios. O correto é proteger o cabelo da umidade e das altas temperaturas.
-
Fazer muitos processos químicos
Descoloração, alisamento e outros processos danificam muito o cabelo e geram frizz. Evite ao máximo realizar esses tipos de procedimento e, se não for possível evitar, hidrate muito bem após o processo.
-
Passar a mão várias vezes no cabelo
Esse hábito é extremamente prejudicial, pois o atrito provoca o aparecimento do frizz. Por isso, pense duas vezes antes de dar aquela ajeitada nos fios com as mãos.
-
Dormir com o cabelo preso
O ato de prender o cabelo para dormir gera a quebra de vários fios, que acabam ficando arrepiados. Se você é uma das pessoas que não conseguem dormir com o cabelo solto, a dica é evitar elásticos. Dormir com um coque frouxo já é ideal.

Viu só? Seguindo estas dicas simples de cotidiano você já vai perceber que o frizz do seu cabelo vai diminuir.
E, para ajudar nisso, a Farmácia Daterra possui produtos finalizadores capilares de tratamento profissional, que são ideais para diminuir o frizz e controlar os fios arrepiados.
1. Óleo Finalizador 120ml - Biosense
Benefícios:
- Redução de frizz;
- Proteção térmica;
- Reparação contra pontas duplas;
- Ativação de brilho imediato.
Componentes:
- Óleo de Argan
- Óleo de Abacate
- Óleo de Pracaxi
- Blend de Silicones
Modo de usar:
Coloque uma pequena quantidade do produto na palma da mão e aplique ao longo dos fios úmidos ou secos, evitando a raiz. Recomenda-se o uso de 1 a 2 vezes ao dia.
2. Leave-in com Proteção Térmica 120ml – Biosense
Benefícios:
- Proteção térmica, solar e da cor;
- Ação antioxidante;
- Hidratação intensa;
- Maciez e melhora da penteabilidade.
Componentes:
- Vitamina E
- Queratina
- Protetor Térmico
- Fixador de cor
- Mix de Umectantes
- Mix de Condicionantes
- Filtro Solar
Modo de usar:
Sobre o cabelo úmido, distribua o leave-in uniformemente pelo comprimento e pontas. Não enxágue.