O que é uma farmácia homeopática?
A farmácia homeopática é um estabelecimento comercial de saúde, onde são produzidos e vendidos medicamentos homeopáticos (homeopatia). As fórmulas de uma farmácia homeopática são feitas a partir de extratos vegetais, animais, minerais e sintéticos.
Durante o processo de produção em uma farmácia homeopática, os medicamentos são diluídos e depois agitados, resultando na formulação final do medicamento homeopático. Esse processo é chamado de dinamização e ocorre em toda farmácia homeopática.
Como uma farmácia homeopática trabalha?
A farmácia homeopática segue o ideal da homeopatia, que usa o “princípio dos semelhantes”, ou seja, ela cura pelo semelhante. Uma farmácia homeopática não foca na doença e sim no ser humano, analisando o organismo como um tudo.
Para a homeopatia, as doenças são geradas pelo desequilíbrio das forças do organismo. Portanto, o farmacêutico de uma farmácia homeopática não investiga somente sintomas isolados, mas considera o paciente como um todo (corpo e mente). Assim, a homeopatia trata o doente e não a doença.
Em um tratamento de farmácia homeopática, o clínico observa cuidadosamente e considera cada paciente como único, por isso o medicamento homeopático é individualizado e não deve ser repassado para outras pessoas.
Uma farmácia homeopática busca ajudar o organismo a atingir um nível de equilíbrio homeostático sem interferir fisiologicamente no corpo. O objetivo é induzir o organismo a reagir contra a doença.
Os medicamentos de uma farmácia homeopática causam os mesmos sintomas produzidos pela doença, mas em doses infinitamente reduzidas. A ideia é estimular o organismo a se fortalecer e buscar novamente o equilíbrio da imunidade.

Curiosidade sobre os medicamentos de uma farmácia homeopática
Por possuírem concentrações infinitamente diluídas de princípios extraídos da natureza, os medicamentos de uma farmácia homeopática são considerados menos agressivos ao organismo e, por isso, não apresentam efeitos colaterais na grande maioria dos casos.
No entanto, qualquer alteração no estado do paciente deve ser comunicada ao médico ou farmacêutico responsável pela farmácia homeopática.
Benefícios de uma farmácia homeopática
- Tratamento de corpo e mente (tratamento do doente);
- Ajuda o corpo do paciente a se defender;
- Efeitos colaterais quase nulos.
Exemplos de formas farmacêuticas disponíveis em uma farmácia homeopática
- Glóbulos;
- Gotas (líquido).